Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lagoa do Portinho 2023: lugar de beleza ecológica e turismo inigualável!

Você vai aprender neste artigo:

Lagoa do Portinho Parnaiba PI

A LAGOA DO PORTNHO de Parnaiba: Beleza Ecológica Para o Turismo

Olá!

Seja Bem Vindo e bem vinda ao nosso site.

Você vai conhecer agora uma maravilha da natureza …

A lagoa do Portinho é um dos pontos turísticos mais famosos do litoral piauiense.

 Com  fácil acesso à população é destino certo para excursões de banhistas  de Parnaíba. A lagoa é famosa por ser destino certo para quem volta das praias em excursões do mês de agosto, principalmente, onde banhistas vão lavar-se em suas águas para “tirar o sal”.

Vamos dividir o texto em três partes:

Primeiro vamos destacar a lenda indígena que explica a sua origem da lagoa

Segundo vamos destacar algumas características de sua formação geológica e o seu aproveitamento

Terceiro vamos destacar algumas razões que explicam porque a lagoa secou alguns anos atrás.

E por fim vamos chamara a atenção para os cuidado que devemos tomar para que outros problemas ecológicos não venham a acontecer.

Apoio às Mães Atípicas Salão Maria Bonita

A lagoa do Portinho é cheia de encantos

Suas dunas no final da tarde, o pôr- do -sol, seu espelho d`água ao meio dia, suas águas cristalinas do meio da tarde gostosas para um banho gelado. Porém, tem algo mais, há um “quê” de mistério nesta lagoa.

Você Precisa vir, ver e sentir…

E um destes mistérios pode ter relação com a lenda de origem, que remonta ao povo que habitava estas terras séculos ou milênios antes da chegada dos europeus colonizadores, os Tremembés.

A lenda Tremembé sobre a origem da lagoa do Portinho

Macyrajara
Macyrajara (Imagem Ilustrativa)

Macyrajara era uma linda jovem de olhos amendoados e cabelos longos. Seu pai era o chefe Botocó da tribo dos Tremembés, que habitavam as terras da margem direita do Igaraçu até o mar.

Macyrajara conheceu Ubitã, jovem guerreiro pertencente a uma tribo inimiga da sua, que habitava a planície litorânea. Os dois se apaixonaram e passaram a se encontrar às escondidas. O pai de Macyrajara tomou conhecimento e, discordando daquele amor, mandou prendê-la numa oca vigiada por sete guerreiros.

Jovem guerreiro kuarup
Jovem kuarup (imagem Ilustrativa de Ubitã)

Ubitã, louco de saudades, procurou em oração se aconselhar com o deus Tupã, e à noite, quando dormia, Tupã lhe disse que Macyrajara estava presa e que ele não fosse procurá-la porque podia morrer.

O destemido guerreiro, levado pela paixão, não ouviu os conselhos de Tupã. E, ao anoitecer, saiu à procura de seu grande amor. Ao chegar próximo à oca, foi atingido no peito por uma flecha inimiga, tendo morte imediata.

Macyrajara, ao tomar conhecimento da tragédia, saiu correndo e desapareceu na escuridão da noite. Três dias após vagar pelas matas, parou em um olho-d’água. Naquele momento, começou a chover, ela, então, cheia de dor e tristeza, começou a chorar. Ali suas lágrimas e a chuva se juntaram as águas que corriam. Tupã, apiedando-se dela, transformou suas lágrimas no rio que separou as duas tribos.

Hoje, aquele rio chama-se Portinho e separa as terras de Luís Correia das de Parnaíba.

A formação geológica da lagoa do Portinho

Localização geográfica

A bacia hidrográfica do rio Portinho esta localizada na faixa territorial do Estado do Piauí caracterizada como Baixo Parnaíba Piauiense. Localizada na Planície Litorânea (CODEVASF/PLANAP, 2006), ocupando uma área com cerca de 359,16 km2

Está localizada entre as coordenadas 02 55′ 43 de latitude  S e 41 40′ 30, de longitude Oeste de Greenwhic.

Com área aproximada de 5 km2, estende-se por 9 Km de comprimento, no sentido Norte-Sul.

A Lagoa do Portinho está situada no município de Parnaíba, norte do estado do Piauí. De fácil acesso por meio das Avenidas Dr. João Silva Filho e da Av. São Sebastião.

Espelho d´água da Lagoa do Portinho
Espelho d`água da Lagoa do Portinho. Que lindo ver a Lagoa Cheia! (Imagem @janaleocádio)

A lagoa do Portinho corresponde a um grande corpo d’água fluvial, formado a partir do barramento das águas do rio Portinho pelas dunas que se movem da planície litorânea para o interior do Piauí, no sentido nordeste-sudoeste. Historicamente, essa lagoa tem representado um grande atrativo a visitações e pratica de lazer (SANTOS-FILHO, 2018. p.91)

Esse sistema lagunar ocupa 2,42% da zona costeira com uma área total de 28,7 km2, com destaque para as lagoas fluviais do Portinho e do Sobradinho (CAVALCANTI, 2000).

Aproveitamento da Lagoa do Portinho

Muitos banhistas vêm desfrutar de suas águas cristalinas e outras atividades de lazer se desenvolvem nos ambientes circundantes das dunas:

Caminhadas, passeios e banhos;

 Bares, restaurantes e pousadas são procurados pelos visitantes.

A lagoa do Portinho é lugar repleto de encantos, um cenário de rara beleza compondo um rico sistema hídrico.

A lagoa é abastecida pelos riachos do Portinho e do Brandão, sendo o Portinho o que dá nome ao canal de conexão que rompe o campo de dunas e chega até o rio Igarassu, o qual deságua no oceano. A margem oeste da lagoa é ocupada por restaurantes de moradores nativos da região, além de servir como ponto de lazer. No lado leste ocorre um complexo de dunas móveis e semi-fixas. (J. Q. Mendes Junior, 2011)

Atualmente, esta área se destaca pelas atividades de turismo, lazer, pesca, além de se constituir  num importante conjunto de bens naturais e culturais, como a arquitetura histórica, o artesanato e a gastronomia típica, o que tem intensificado o processo de uso e ocupação da terra, alem dos fluxos de pessoas, nas ultimas décadas (MARTINS FILHO, 2013).

Nos arredores da lagoa são praticadas diversas outras atividades econômicas: pecuária, agricultura, piscicultura e já visível a especulação imobiliária se aproximando das áreas de dunas.

Por que a lagoa do Portinho secou?

Lagoa do Portinho seca
Lagoa do Portinho seca

Todo este cenário, composto de um rico ecossistema esteve preste a sumir nos anos de 2014 a 2021. Secou tudo, a lagoa virou um deserto desolador.

Vamos destacar as causas desse desastre, para que fique registrado e sirva de lembrete para as gerações futuras:

E uma pesquisa de Analise de impactos e riscos ambientais em bacias hidrográficas, feita sobre a logoa do Portinho foram detectados os seguintes agentes causadores:

Agentes naturais:

  • a redução da pluviometria nos últimos anos, reduzindo a vazão dos rios
  • e o crescente avanço das dunas moveis sobre o espelho d’água da lagoa, que provoca sua colmatacão (aterramento) e dificulta o acesso a ela.

Agentes Humanos:

  • o uso da água de forma não planejada, por meio dos barramentos dos leitos fluviais para a atividade de piscicultura, a montante da lagoa do Portinho.

Entretanto, o impacto negativo observado de maior intensidade e mais recentemente se considerou ser os agentes humanos.

Estas condições de uso do ambiente se refletem, diretamente, na redução da água dessa bacia hidrográfica, carecendo, assim, de programas de educação ambiental para que possam utilizar a água, cada vez mais, de forma sustentável.

Desta forma, é possível afirmar que os impactos na área da bacia e consequentemente na lagoa do Portinho decorrem de uma série de fatores:

  • diminuição da pluviosidade, aumento da temperatura e da evaporação;
  • construções irregulares de empreendimentos imobiliários;
  • Barragens para fins de irrigação e piscicultura, principalmente.
  • Outro aspecto que merece atenção é a incapacidade de órgãos governamentais com relação a degradação ambiental, causando complicações.

Cuidados com o desmatamento nos arredores da lagoa do Portinho

E por fim, já são visíveis os desmatamentos das áreas de mata nativa que ainda separam a cidade de Parnaíba do complexo hídrico da Lagoa do Portinho.

Após o asfaltamento do prolongamento da Av. São Sebastião, o acesso a Lagoa ficou mais fácil, porém, um alerta também foi aceso: o desmatamento poderá ser causa de expansão das dunas do portinho até a cidade de Parnaíba.

Que nos sirvam de alerta o que aconteceu com a lagoa e comecemos a agir para prevenir futuras complicações.

Os pesquisadores deixam algumas sugestões como alerta.

Lagoa do Portinho
Lagoa do Portinho (Imagem @janaleocádio)

Considerando o forte desequilíbrio atual do sistema fluvial-lagunar do Portinho, sugere-se a priorização de pesquisas e desenvolvimento tecnológico para diagnosticar as potencialidades e vulnerabilidades ambientais, na busca do desenvolvimento sustentável que envolva a educação ambiental no conjunto das ações essenciais a serem desenvolvidas em toda a bacia hidrográfica do Portinho.

Conclusão

Espero que este breve resumo sobre a Lagoa do Portinho tenha ajudado a conhecer mais nossa cidade e alertado para a importância da valorização desse rico patrimônio natural.

Vivemos até hoje alertados pelos nossos antepassados.

 Desde sua lenda da criação até hoje, a lagoa do Portinho vem derramando suas lágrimas por nossas incompreensões.

Que saibamos preservá-la para que as futuras gerações venham também desfrutar de suas belezas e encantos.

Se este post foi importante para você compartilhe com os amigos.

Deixe seu comentário.

E veja outras postagens aqui no site conheçaparnaiba.com.

Espero por você no próximo post…

Até Lá!!!!

Fontes

Análise de impactos e riscos ambientais em bacias hidrográficas/ Larissa Neris Barbosa et al (Orgs.) – Mossoró – RN: EDUERN, 2018. (p. 91 a 102).

CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Impactos e condições ambientais da zona costeira do estado do Piauí. 2000. 363 f. Tese (doutorado) – Programa de Pos-graduacao em Geografia, UniversidadeEstadual Paulista, Rio Claro -SP, 2000.

SANTOS-FILHO, Francisco Soares; MESQUITA, Tarcys Klébio da Silva; LIMA, Iracilde Maria de Moura Fé. Cadê a lagoa que estava aqui? Estudo de caso da Lagoa do Portinho, litoral do Piauí (Brasil) (Where is the Lake that Was Here? A Case Study on the Portinho Lake in Piauí, Brazil). Revista Brasileira de Geografia Física, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 346-356, maio 2018

Comente o que achou:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais

Posts Relacionados

Grupo do Xaxado do Girassol do Sesc: Descubra 0 Segredo da Vitalidade na Pessoa Idosa

Grupo do Xaxado do Girassol do Sesc: Descubra 0 Segredo da Vitalidade na Pessoa Idosa

O Grupo do Xaxado do Girassol do Sesc promove saúde e bem-estar para a pessoa idosa através da dança e atividades sociais, oferecendo um ambiente de inclusão e vitalidade.

Identidade de Parnaíba: Entre as Letras e o Rio

Identidade de Parnaíba: Entre as Letras e o Rio

Identidade de Parnaíba: um mergulho na essência cultural e literária às margens de seus rios, onde a história se entrelaça com a poesia, revelando a identidade singular dessa cidade encantadora.

A Carnaúba: O Ouro Verde do Piauí na déc. de 40

A Carnaúba: O Ouro Verde do Piauí na déc. de 40

Introdução: No coração do Nordeste brasileiro, reina uma palmeira singular: a carnaúba, carinhosamente conhecida como "árvore da vida". Sua presença majestosa não apenas adorna a paisagem árida, mas também oferece

Desvendando Parnaíba: 6 Conjuntos Arquitetônicos Únicos!

Desvendando Parnaíba: 6 Conjuntos Arquitetônicos Únicos!

Descubra em Parnaíba seis conjuntos arquitetônicos únicos. Da história à cultura, cada um conta uma história diferente, esperando para ser explorada.

Preservação Histórica e Desenvolvimento Urbano de Parnaíba, PI

Preservação Histórica e Desenvolvimento Urbano de Parnaíba, PI

Preservação Histórica: Cuidando do legado para o amanhã, mantendo viva a identidade e a história de uma comunidade para inspirar as gerações vindouras.

Parnaíba no Século XIX: A Influência da Cidade na Formação e Independência Nacional

Parnaíba no Século XIX: A Influência da Cidade na Formação e Independência Nacional

Descubra o papel de Parnaíba no século XIX e na independência do Brasil, destacando sua importância histórica e econômica. Explore como a cidade desempenhou um papel crucial na emancipação nacional, enfrentando desafios políticos e sociais. Uma análise do contexto histórico revela sua contribuição para a formação do Brasil como nação independente.

Instagram
WhatsApp