Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Literatura Parnaibana

Parnaíba tem Literatura de destaque no Brasil

Nesta categoria vamos destacar nomes que se destacam e rerpresentam Parnaíba em sua  literatura. 

túmulo de Luiza Amélia

Luiza Amélia de Queiroz

Uma das primeiras brasileiras a trabalhar e provar pela veia artísticas a capacidade feminina em um meio que só consagrava os homens como produtores de conhecimento. Viveu a maior parte da vida em Parnaíba(Ciarlini)

Humberto de Campos

Humberto de Campos Veras

Humberto de Campos (H. de C. Veras), jornalista, crítico, contista e memorialista, nasceu em Miritiba, hoje Humberto de Campos, MA, em 25 de outubro de 1886, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 5 de dezembro de 1934.Foram seus pais Joaquim Gomes de Faria Veras, pequeno comerciante, e Ana de Campos Veras. Perdendo o pai aos seis anos, Humberto de Campos deixou a cidade natal e foi levado para São Luís. Depois para Parnaiba PI, onde plantou o seu Cajueiro. Dali, de volta a Sâo Luis e aos 17 anos, passou a residir no Pará, onde conseguiu um lugar de colaborador e redator na Folha do Norte e, pouco depois, na Província do Pará. Em 1912 transferiu-se para o Rio.

Renato Castelo Branco

Renato Castelo Branco

Foi um advogado, escritor e publicitário brasileiro, considerado um dos fundadores da publicidade brasileira. Foi um dos maiores publicitários do Brasil. Como escritor, publicou 22 livros, integrou a Academia Piauiense de Letras e teve sua obra reconhecida por personalidades como Jorge Amado, Monteiro Lobato, Joaquim Ribeiro e Paulo Bonfim.

Alarico da Cunha

Alarico José da Cunha

Nasceu em 1883 numa fazenda nos arredores da atual cidade de Timon. Estudou no Liceu Piauiense e, em 1903, veio para Parnaíba. Com inteligência de alto nível e muita leitura, Alarico da Cunha logo se destacou na sociedade parnaibana como uma referência intelectual de alta grandeza, com fluência em várias línguas e conhecimento voltado para muitas áreas. Foi o fundador do primeiro Centro Espírita de Parnaíba.

Assis Brasil Parnaiba

Assis Brasil

Romancista, cronista, crítico literário e jornalista, nascido na cidade de Parnaíba, Piauí, em 1932. Teve e tem uma intensa participação na imprensa nacional. Tem 106 obras publicadas. Romances: Tetralogia Piauiense: Beira Rio, Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão; Ciclo do Terror: Os que Bebem como os Cães e outros. Romances Históricos: Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos e Bandeirantes – os comandos da morte, etc. Contos: Contos do Cotidiano Triste, História do Rio Encantado e outros. Ensaios: Faulkner e a Técnica do Romance. Assis Brasil é considerado hoje uma das mais cintilantes culturas do país. O Jornal de Letras do Rio de Janeiro, em sua edição de dezembro de 1998, traz o romance Beira Rio, Beira Vida, entre os cem melhores do gênero já publicados no país. Pertence à Academia Piauiense de Letras.

Pádua Marques

Pádua Marques

Antônio de Pádua Marques, parnaibano, jornalista, escritor, romancista, cronista e contista. Membro da Academia Parnaibana de Letras. Livros escritos entre romances contos e crônicas; a Rua das Flores, Gato Ladrão de Sebo, O Libertador de Cuba, Joana e seus Filhos, Memórias de Bismark, A Festa dos Bichos, Serragem, Vinte Contos para Simplício Dias. Peça de Teatro Monólogo Abraão.

Outros...

Adicione o texto do seu título aqui

Instagram
WhatsApp